Introdução

Então você está procurando por um software de gestão para sua fazenda de gado de corte e não sabe qual deve adquirir. Parabéns! Somente com essa busca você já saiu na frente da grande maioria dos pecuaristas do Brasil!

 

A pecuária é mais complexa do que muitos (até mesmo pecuaristas!) imaginam, graças ao cenário político nacional e internacional, ao preço de commodities, às exigências dos consumidores e dos frigoríficos, fatores climáticos (controláveis ou não), enfim, ser um pecuarista exige muito esforço e muita coragem. Mas também exige muita gestão! E uma gestão EFICIENTE começa com a escolha de um sistema que seja adequado à atividade de sua fazenda.

 

Mas antes de falarmos sobre o que você deve procurar em uma plataforma de gestão, precisamos primeiro falar de algumas premissas. Vamos lá?

MUITO DIFÍCIL CONTROLAR O INVENTÁRIO

DO GADO?

Sem registrar da forma correta eventos como nascimentos, mortes acidentais, ou entradas e saídas de novos animais em seu rebanho, você pode estar perdendo informações importantíssimas, que podem fazer grande diferença no resultado de

sua fazenda!

 

Por que seu caderno de campo não serve mais para a gestão de sua fazenda

Nós da JetBov sabemos, durante décadas e décadas os cadernos de campo foram utilizados para fazer a gestão das fazendas de gado de corte (se você vem de uma família de pecuaristas, essa muito provavelmente foi a forma de gestão utilizada pelo seu pai ou avô!). Mas no mercado existem muitas outras alternativas mais seguras e mais produtivas e que custam menos dinheiro.

Os cadernos de campo podem ser destruídos ou danificados durante a lida no campo, sujos de lama, rasgados ou até  mesmo perdidos. Isso pode significar a perda permanente de dados importantes, como o ganho de peso de determinado animal, ou o período em que ele está em confinamento.

“Cadernos de campo custam menos dinheiro?! Mas eu consigo vários de brinde com um dos meus fornecedores de insumos pecuários, é de graça pra mim!” você pode ter pensado.


Mas confiar exclusivamente neles pode lhe custar MUITO dinheiro. Quer uns exemplos?

Ir ao campo pela manhã, passar o dia inteiro debaixo do sol, em um calor de mais de 32ºC, e voltar para a sede da fazenda somente no final da tarde estando completamente exausto. Isso é comum pra você? Então, confiar apenas em sua memória para lembrar de detalhes importantes de um dia inteiro diante de uma situação dessas é bastante arriscado.

O tempo que você leva passando os dados de um caderno de campo para uma planilha (fora o tempo que você vai passar tentando decifrar uma informação escrita por você na pressa ou por um funcionário com a letra “não tão legível assim”) poderia estar sendo gasto buscando uma melhor condição com seu fornecedor, um melhor comprador para sua produção, pesquisando por nova genética, na estratégia de sua fazenda, ou até mesmo curtindo com sua família.

Você vai ter muita dificuldade em compartilhar uma informação presente num caderno de campo com um funcionário que esteja do outro lado da fazenda, com um parente que participa do processo de tomada de decisões ou até mesmo com um consultor que não está o tempo todo presente em sua propriedade.

E quando você precisar consultar uma informação de 2, 3, 5, 10 anos atrás, você terá acesso fácil a essa informação estando ela em um caderno de campo? Quanto tempo você vai levar procurando pelo caderno certo? E quanto tempo irá levar para encontrar a informação certa?

Enfim, nós somos muito gratos por todo o serviço que o caderno de campo prestou à pecuária ao longo das últimas décadas. Mas todo herói tem a hora certa para se aposentar, e para o caderno de campo, essa hora já passou há alguns anos. É hora de dar lugar a formas de gestão mais modernas.

Por que as planilhas de Excel não servem mais para a gestão de sua fazenda

 

“Mas as planilhas de Excel são usadas pra gestão aqui da fazenda tem muitos anos! É claro que elas servem pra mim!” você pode ter pensado enquanto lia o subtítulo acima. E realmente, as planilhas do Excel são uma opção de gestão muito melhor do que o caderno de campo. Mas peço sua licença para lhe mostrar alguns pontos que você talvez não deve ter pensado:

Pense no trabalho homérico que foi construir a planilha que você usa hoje. Todas aquelas fórmulas, todas aquelas abas cruzando informações, todo o tempo que você levou testando campo a campo para garantir que os números batiam. Esse tempo infelizmente não vamos conseguir recuperar. Mas a gestão (seja ela de uma fazenda, de uma padaria de bairro ou até mesmo de um grande conglomerado empresarial) não é (pelo menos não deveria ser) estática. O mundo e o mercado nos propõem diariamente novos desafios, que devem ser encarados com novas estratégias, e isso só é possível aprimorando sua gestão. E aprimorar algo geralmente significa que algo precisa mudar. Agora sim, pense no tempo que você investiria criando novas abas, novas fórmulas, fazendo testes para garantir que todas as informações apresentadas de fato são reais. Esse tempo você pode dedicar a outras coisas, muito mais produtivas ou prazerosas.
Com o tempo as planilhas tendem a ficar muito pesadas e complexas. Quando o volume de linhas aumenta, elas tendem a ficar lentas e não é incomum dar algum erro de fórmula ou pane geral que pode destruir anos de registros e tempo dedicado para desenvolvê-la. Planilhas eletrônicas são ótimas para você iniciar seus controles, mas não foram feitas para serem banco de dados.
Quando chegar o momento da sucessão em sua fazenda, seu filho (ou quem quer que seja que vai ficar responsável pela fazenda) irá saber lidar com as planilhas que você usa? Irá saber fazer alterações no meio de todo o emaranhado lógico que você montou?
O disco rígido de seu computador (principalmente de um computador portátil, como o notebook) pode se danificar com certa facilidade, e uma vez que se danifique, as chances de todas as informações se perderem para sempre são grandes. Como você faria a gestão de sua fazenda se isso acontecesse?
 

O que é uma plataforma de gestão?

Uma plataforma de gestão vai muito além de um simples software. Trata-se de um aglomerado de soluções que tem como objetivo melhorar as práticas de gestão, desde operações simples como o lançamento de uma despesa financeira até mais complexas, como simulações de venda.

 

A JetBov, por exemplo, desenvolveu uma plataforma de gestão exclusivamente voltada para o mercado de gado de corte, buscando atender com suas soluções as particularidades deste mercado, como o lançamento de dados de manejos - pesagem, brincagem, vacinação, etc. - demarcação e controle de pastagens, e outros. A ideia é facilitar as operações do dia a dia do pecuarista, reduzir retrabalhos, otimizando tempo e tornando a gestão da fazenda mais assertiva e profissional.

 

Ou seja, enquanto um software de gestão resume-se às operações mais “simples” da gestão de uma empresa - fluxo de caixa, entradas e saídas de estoque, etc. -, uma plataforma vai muito além, contando com apps e conectividade com outras ferramentas que possam trazer essa facilidade ao usuário, somada a opções de colaboração e integrações, torna-se um ecossistema que tem como propósito agregar valor em tudo que envolve a fazenda.

 

Uma plataforma de gestão seria útil em minha fazenda?

Implementar um novo processo em sua fazenda, seja ele qual for, é sempre uma decisão que deve ser tomada com cautela, pois envolve riscos e consumo de tempo. Se você encara a gestão de sua fazenda como um “hobby” ou tem apenas alguns poucos animais, talvez você realmente não precise de uma plataforma de gestão. Mas se você quer gerenciar sua fazenda de forma profissional, ou tem alguma(s) centena(s) de animais, implantar uma plataforma de gestão pode valer muito a pena. Além disso, o simples fato de você ter históricos financeiros e de performance de sua fazenda faz com que ela seja muito mais valorizada se você eventualmente tentar vender ela!

 

Para você saber se uma plataforma de gestão seria importante em sua fazenda, você deve se fazer as seguintes perguntas:

Seria possível eu conseguir obter mais lucro dentro de minha fazenda?

Se a resposta para qualquer uma dessas perguntas acima for “sim”, você está com uma baita sorte, pois existe hoje uma plataforma de gestão no mercado, capaz de proporcionar tudo isso à você e à sua fazenda.

 

Quais são os benefícios de se implantar uma plataforma de gestão em sua fazenda?

Alguns benefícios são imediatos, como o melhor uso do tempo no dia a dia da sua fazenda, e outros são benefícios à longo prazo, como uma maior produtividade, a redução do custo de produção e um maior lucro. Quanto mais tempo você usa uma plataforma de gestão, maiores serão os benefícios.

 

Para que fique mais evidente o que estamos querendo dizer, vamos para a prática. De forma muito resumida e superficial, o que você precisa se preocupar em sua fazenda de gado de corte é que o seu rebanho ganhe peso, para que você venda os animais por um preço maior do que aquele que você pagou por eles, certo?

 

Mas sabemos que, por mais que a genética seja excelente, por mais que o pasto seja abundante em sua fazenda, alguns animais não irão ganhar peso da maneira com que você espera. Um animal que não engorda como deveria, se a situação for friamente analisada, vai representar um prejuízo para você. E não podemos nos dar ao luxo de termos prejuízos em nossas vidas, não é mesmo? Por isso precisamos reverter essa situação de alguma forma. E se suplementarmos a alimentação desse animal, ele vai ganhar peso de forma satisfatória? Os custos dessa suplementação vão ser menores do que os ganhos financeiros que a engorda desse animal trará? Se não, não seria melhor mandar esse animal para o abate mesmo sem estar com o peso ideal para tal, fazendo assim com que ele não consuma mais os recursos que poderiam estar disponíveis a um animal que tenha um bom índice de ganho de peso?

 

É muito difícil - muito mesmo! - acompanhar tudo isso somente “no olho” e no caderno de campo, principalmente quando você tem mais do que apenas alguns animais em sua fazenda. E é o tipo de informação que é crucial em tomadas de decisão assertivas, capazes de fazer com que sua fazenda tenha um lucro muito maior. E para se ter esse tipo de informações (e muitas outras!), é crucial que se tenha o apoio de uma plataforma de gestão que seja especialista na atividade econômica praticada em sua fazenda!

 

Quanto tempo para que se comece a ver resultados?

O tempo. Muitos dos gestores de fazendas pensam “eu não tenho tempo de ficar alimentando um sistema de gestão! A coisa aqui na fazenda é muito corrida”. Mas podemos garantir para você que o tempo que se ganha no geral é infinitamente maior do que o tempo consumido para alimentar uma plataforma de gestão com as informações que ela demanda. E, ironicamente, você vai começar a ver isso muito rapidamente!

 

Outra barreira que ainda é muito comum é “sistemas de gestão levam muito tempo para serem implantados, é um processo demorado e caro”. Dizemos para você que isso pode ser verdade, mas nem sempre. Empresas como a JetBov têm se preocupado cada vez mais em entregar uma plataforma em que você se cadastra e, literalmente, já saia usando. Sem a necessidade de instalar nenhum software em sua fazenda, sem a necessidade de se fazer grandes investimentos com servidores e principalmente sem a necessidade de se estar presente na fazenda para acessar as informações necessárias para a gestão dela.

 

Fizemos um fluxograma para facilitar a compreensão de como um software de gestão faz com que você economize muito tempo no seu dia a dia:

 

Como achar a plataforma de gestão certa para minha fazenda?

O mercado agro atualmente é alvo de várias empresas de tecnologia, e ao mesmo tempo que isso faz com que uma concorrência saudável exista no segmento, fazendo com que as soluções busquem ser cada vez melhores e mais acessíveis, por outro lado essa concorrência abundante faz com que o pecuarista tenha mais trabalho para encontrar a plataforma que atenda melhor sua realidade e expectativa.

 

Por isso, sugerimos você tomar algumas cautelas antes de optar por uma plataforma de gestão específica. Vamos lá?

 

1. Identifique os problemas que você busca resolver

Se você não sabe os problemas que quer resolver, fica mais difícil de resolvê-los, não é mesmo? Qual é seu principal objetivo? Você quer facilitar/agilizar o processo de manejo do seu rebanho? Quer um maior controle sobre as informações geradas em sua fazenda? Quer aumentar seus lucros através de um processo de gestão mais assertivo? Começando pelo problema que você quer resolver fará com que as soluções surjam muito mais facilmente.

 

2. Pegue a opinião de outros pecuaristas

Você não é o primeiro pecuarista a procurar por uma plataforma de gestão. A JetBov, por exemplo, está presente em mais de 1.000 fazendas espalhadas por todo o Brasil, além de fazendas em Portugal, Moçambique, Angola e Paraguai.

Se você perguntar para um amigo pecuarista, um parente, um vizinho, ou até mesmo para um consultor, veterinário ou zootecnista que atende sua fazenda se eles recomendam uma plataforma de gestão para a pecuária de corte, você com certeza terá um norte por onde poderá começar sua busca.

que os funcionários da fazenda também sejam capazes de utilizar, para que todo o processo de sua fazenda seja realmente mais ágil e seguro.

3. Ela funciona on e offline?

Infelizmente nossa estrutura de internet no Brasil não é das melhores, principalmente quando estamos falando de áreas rurais. De que adianta um aplicativo completo, prático e bonito se ele funciona somente online e no campo não há sinal de internet? Para que uma plataforma de gestão seja de fato boa para a gestão de sua fazenda, é necessário que algumas de suas funções - principalmente as relacionadas aos manejos em campo - possam ser utilizadas offline, e sincronizadas posteriormente, quando houver sinal de internet.

4. A plataforma é fácil de usar?

A plataforma não deve ser utilizada somente pelo dono ou pelo gestor da fazenda. O ideal seja que as partes destinadas ao manejo em campo sejam simples, a ponto de 

5. Haverá privacidade nos dados gerados por sua fazenda?

A gestão de sua fazenda ganha muito em ser feita por plataformas online - é muito mais barato, não há a necessidade de investimentos em servidores, é possível de se gerenciar seu negócio mesmo quando você não está presente nele, etc. -, mas você precisa saber se a empresa com a qual você está pensando em assinar uma plataforma de gestão está preocupada com a integridade e segurança dos dados gerados em sua fazenda. A quem esses dados pertencem? Eles deveriam pertencer apenas à você! Antes de contratar uma plataforma de gestão, questione o que é feito com os dados gerados em sua fazenda. Se houver qualquer sinal de hesitação em responder a essa pergunta, desconfie!

6. É possível definir níveis de usuário na plataforma de gestão?

Uma das grandes vantagens de se contratar uma plataforma de gestão para sua fazenda de gado de corte é ter condições de compartilhar informações entre diferentes usuários - com um consultor, com um funcionário, ou com um parente ou cônjuge que faça parte da gestão de sua fazenda. Mas é importante que a plataforma que você contratar dê a você a possibilidade de escolher que tipo de informações você quer que cada usuário receba. Verifique se isso é possível antes de fechar a contratação!

 

7. Ela entrega mais valor do que custo?

Avaliar o quanto uma plataforma de gestão pode entregar de valor para sua fazenda pode ser difícil, pois há várias formas disso acontecer, como o aumento da facilidade de encontrar formas de se melhorar a produtividade e a lucratividade de sua fazenda. São formas subjetivas de entrega de valor, mas que existem. Contudo, um jeito fácil de identificar se ela vale mais do que cobra é avaliar o quanto o seu tempo é valioso, e o quanto essa plataforma irá economizar do seu tempo durante um período de um ano.

 

Vamos para uma conta simples: se você recebe um pro labore mensal de R$ 10.000,00 por seu trabalho de gestão da fazenda, isso significa que você recebe aproximadamente R$ 454,00 por dia útil (22 dias no mês), e R$ 56,82 por hora de trabalho (considerando uma jornada de 8h por dia), certo? Se a plataforma de gestão que você está considerando contratar economizar meia hora de trabalho diário (entre não ser mais necessário digitar informações em planilhas, fazer contas matemáticas, etc.), isso representará em um ano uma economia de 22 dias - quase um mês inteiro! - o que equivale ao valor que você retiraria como 13º!


 

Agora que você sabe o que precisa para fazer um bom negócio ao contratar uma plataforma de gestão capaz de fazer com que sua fazenda de gado de corte seja mais produtiva, rentável e melhor gerenciada, que tal uma conversa com o time de consultores da JetBov? Temos certeza que podemos entregar tudo isso que falamos acima e muito mais para sua fazenda!

 

Lembramos mais uma vez a frase: o melhor momento para promover mudanças em seu negócio é HOJE! Vamos conversar?

MUITO DIFÍCIL CONTROLAR O INVENTÁRIO

DO GADO?

Sem registrar da forma correta eventos como nascimentos, mortes acidentais, ou entradas e saídas de novos animais em seu rebanho, você pode estar perdendo informações importantíssimas, que podem fazer grande diferença no resultado de

sua fazenda!

Envie uma mensagem para nós:

FALE CONOSCO:

 

suporte@jetbov.com

 

47 999 450 775

47 3512 0023

Rua São Paulo, 305 Bloco F Sala 03 - Bairro Bucarein - Joinville / SC

Rua Cezira Giovanoni Moretti, 955 - 9º Andar - Pulse Hub de Inovação - Piracicaba / SP

  • Facebook preto redondo
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 - Todos os direitos reservados.