Devo abandonar as planilhas de Excel e buscar um software de gestão?

November 12, 2018

 

Administrar corretamente uma fazenda de gado de corte é crucial para a longevidade da mesma, pois qualquer decisão que seja tomada, por menor que seja, pode trazer resultados positivos ou negativos.

 

As gerações passadas de pecuaristas, por falta de recursos, faziam a gestão da propriedade da maneira que conseguiam, através de cadernos-caixa e muita perseverança. Mas hoje em dia a tecnologia facilita nossa vida, tornando possível automatizar uma série de trabalhos na propriedade, dando a nós mais tempo para nos dedicarmos à gestão propriamente dita.

 

As planilhas do Excel são um excelente primeiro passo na organização da gestão de uma fazenda de gado de corte, mas elas devem ser utilizadas como um recurso temporário, para fins de uma organização inicial. Depois que a casa estiver em ordem, é necessário abandonar as planilhas e partir para uma plataforma de gestão.

 

 

Velocidade e confiabilidade da coleta de dados

 

Utilizando-se do Excel para a gestão de sua fazenda, você faz com que a coleta de dados seja muito mais demorada e menos confiável. Pense no seguinte exemplo: seu funcionário vai fazer a pesagem dos bois. Ele coloca o boi na balança, anota o número do brinco e o peso do animal em um caderno, e passa para o próximo animal. Terminada todas as pesagens, ele pega esse caderno e leva até a sede da fazenda, onde os dados serão lançados em uma planilha do Excel.

 

E se o funcionário lançar um número errado? E se você não entender a letra dele e não conseguir fazer o lançamento? E se uma chuva pega o funcionário no meio do caminho e o caderno de anotações é

arruinado pela água? E o tempo gasto para ler as informações, compreendê-las, lançá-las e aferir se o lançamento foi feito corretamente? E se você, quem faz os lançamentos, não estiver presente na fazenda?

 

Com uma plataforma de gestão de fazendas de gado de corte (como o JetBov, por exemplo), aliado a algumas outras tecnologias como brincos e balanças eletrônicas, você pode automatizar esse trabalho, tornando o tempo de seu funcionário muito mais eficiente e anulando riscos de lançamentos errados ou extravio de dados.

 

 

Segurança dos dados

Infelizmente a infraestrutura brasileira não é das melhores, e isso também é realidade no meio rural. A instabilidade da rede de energia pode danificar computadores e seus componentes, fazendo com que não seja seguro o armazenamento dos dados da fazenda em um único local.

 

Apostando em uma plataforma na nuvem, você não precisa sequer se preocupar com a segurança dos seus dados: se o servidor ou computador da sede da fazenda queimar ou apresentar defeito, os dados estarão armazenados na internet, sem perdas.

 

Muitos gestores se preocupam se os dados de sua fazenda serão usados por terceiros, ou compartilhados com outras fazendas. Por isso, é importante que você fique atento na Licença de Uso do software, para ver se esse tipo de compartilhamento é ou não feito pela empresa. Com a JetBov você não precisa se preocupar com isso, como pode ver em nossa Licença de Uso. Usamos apenas dados “macro” de uma região para fins de comparação, nunca identificando uma fazenda específica sem a devida autorização de seu proprietário.

 

 

Mais tempo para tomadas de decisões (que se tornam mais assertivas)

Gastando menos tempo na coleta e lançamento de dados, o proprietário tem mais tempo para se dedicar à estratégia de seu negócio, gastando uma energia maior no crescimento de sua fazenda, além de estar melhor respaldado de informações para traçar essa estratégia, pois terá dados mais fiéis à realidade.

 

Um estudo recente nos EUA mostrou que fazendas que se utilizam de plataformas integradas de gestão têm 44% a mais de chances de expandir em três anos do que as fazendas que se utilizam de métodos mais simples de gestão, como planilhas e cadernos-caixa, além de reduzir uma média de 10% seus custos. Contratar uma plataforma integrada de gestão é o tipo de investimento com retorno extremamente rápido!

 

 

E foi justamente acompanhando essa evolução da tecnologia e os benefícios que ela poderia trazer à pecuária de corte que a JetBov criou sua plataforma integrada de gestão, e que hoje é considerada uma das melhores do país desse segmento.

 

Se você já controla de maneira organizada o fluxo de caixa da sua fazenda de gado de corte, você já pode abandonar as planilhas do Excel e migrar para uma plataforma de gestão. VOCE PODE FAZER UM TESTE GRÁTIS DO JETBOV ATRAVÉS DESTE LINK!

 

Seja você também um Bover! Esperamos por você!

Please reload

Posts em Destaque